• language 54 32862104

Está planejando viajar para Gramado e Canela na Serra Gaúcha? Que roupas levar na mala? 

Imagine uma cidade florida, com arquitetura de estilo bávaro e um friozinho bem gelado, digno da Europa. Essa é a temperatura em Gramado nos meses entre junho e agosto. Está com a viagem programada para a serra gaúcha, provavelmente sua principal dúvida é: “como arrumar as malas para o frio?”. É lógico que alguns visitantes sentem mais frio do que outros. Principalmente quem vem das regiões norte ou nordeste do país, por exemplo, pode sentir mais a diferença de temperatura. Mas há formas de acertar no uso das peças e encontrar um meio termo na hora de fazer as malas.

As variações de temperatura em Gramado e Canela

Antes de encher sua bagagem com grandes casacos, toucas e luvas, o ideal é conferir a previsão para os dias da sua viagem. Geralmente, os meses de inverno são de fato, bem rigorosos: os termômetros podem ficar negativos e é comum que a neblina apareça à noite. Mas, mesmo nos meses gelados, pode haver dias que fogem à regra. Especialmente se o sol aparecer durante a manhã e a tarde. Neste caso, as temperaturas costumam subir e você poderá sentir calor ao passear pelas ruas do centro da cidade.

Nos meses de verão, Gramado é uma cidade mais fresquinha. Mas isso não significa que o calor não apareça. Se você for viajar no verão, especialmente entre os meses de fevereiro e maio, pode levar tranquilamente roupas curtas, como shorts e camisetas de manga curta. Mas não pode deixar de levar na mala uma peça curinga como essa basta para evitar que você passe frio. Seja verão ou inverno, diante de qualquer ar gelado, é só colocar o abrigo e pronto.

O que levar na mala para Gramado e Canela?

1. Malas para o verão - 21 de dezembro até 20 de março.

Aproveite que no verão faz menos frio e você não precisa levar muita roupa de frio na bagagem. O clima é seco e faz calor no verão serrano: em média 25ºC, com picos de 30ºC nas tardes mais ensolaradas. Mas a tradição de queda na temperatura se mantém mesmo nesta época do ano. Da tarde para a noite, pode haver uma diferença de até 15ºC.

Se você for a Gramado curtir o Natal Luz, por exemplo, invista em roupas e calçados confortáveis, aposte sem medo nas camisetas leves, shorts e calças jeans. Caso fique mais frio à noite, você pode levar um casaquinho leve, como um cardigã ou outro agasalho que não pese demais ou ocupe muito espaço na mala. Não se esqueça de levar na mala roupas de banho, para você aproveitar a piscina externa.

Nos pés, sandálias, rasteirinhas, sapatilhas e tênis são excelentes opções para caminhar pelas ruas nos dias de calor. Se ficar com medo de sentir frio nas orelhas ou no pescoço, de manhã ou à noite, leve uma echarpe. Mas, se você esquecer não se preocupe, tem muitas lojas na cidade, onde você pode comprar acessórios que ajudam você se esquentar nos dias de frio.

2. Malas para o outono - 21 de março até 20 de junho.

Traga roupas leves e também algumas peças mais pesadas. É característica do outono a amplitude térmica: dias muito quentes se intercalam com outros muito frios. Às vezes até a temperatura varia dos 5ºC aos 25ºC num único dia! De dia faz calor a noite à temperatura cai. Portanto, nunca saia para passear sem carregar um casaquinho na sacola, pois na hora de voltar o frio já estará chegando. De manhã cedo, a temperatura também costuma ser mais amena.

3. Malas para o inverno - 21 de junho até 20 de setembro.

Temperaturas próximas de zero, neblina e dias curtos (durante o inverno anoitece antes mesmo das 19h na Serra Gaúcha) são traços típicos da estação. As temperaturas chegam perto de zero e podem inclusive ficar abaixo disso, mas a média fica entre 5ºC e 10ºC. Os dias costumam ser mais úmidos no inverno serrano, dê preferência a roupas e calçados impermeáveis e, se puder, traga um guarda-chuva ou até mesmo capas-de-chuva.
Como as roupas de inverno costumam ocupar muito espaço na mala, lembre-se sempre de prezar pela qualidade das peças – não pela quantidade.

Vale a pena investir em blusas e meias térmicas, já que mantêm o corpo aquecido e são fáceis de dobrar e guardar na mala, sem ocupar muito espaço. Uma calça jeans também merece lugar na bagagem, já que é um item básico. Os mais friorentos podem levar uma calça de lã ou couro.

Um gorro para proteger a cabeça e orelhas, uma manta e um par de luvas bastam, caso as temperaturas baixem muito. Nos pés, a dica é ir preparado em caso de chuva. Leve, pelo menos, uma bota e um tênis. Como você vai caminhar bastante, dê preferência a um calçado fácil de tirar e colocar e que seja bastante confortável.

Não se esqueça dos cachecóis ajudam a proteger o pescoço do frio, bem como garganta, além de proporcionar charme no look. Se faltam opções no seu guarda-roupa aproveitem as lojas da cidade - que não são poucas! Certamente você vai encontrar a a compra certa para ficar quentinho no Inverno da Região das Hortênsias.

4. Malas para a primavera - 21 de setembro até 20 de dezembro.

A primavera, como o outono, é uma estação de transição: o frio já não é mais tão insistente como no inverno, mas o calor do verão ainda não emplacou. A temperatura média é amena, na faixa dos 15ºC aos 20ºC. Já não anoitece tão cedo e o Horário de Verão costuma começar em outubro, tornando os dias mais longos a partir daí. Esteja preparado tanto com roupas leves, quanto com agasalhos, especialmente para o amanhecer e o entardecer, quando a temperatura cai.

Consulte o link sobre o clima em Gramado e Canela próximo ao dia de sua viagem:

https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/780/gramado-rs